Notícias

Fique por dentro do que está acontecendo no mercado.

Você está em:
home
Notícias

16/02/2023

Cremalheiras: Saiba tudo sobre esse acessório indispensável Rossi

Por Francisco Mário - Coordenador De Treinamentos Rossi

A cremalheira é uma régua ou barra dentada que, usando uma engrenagem (roda) de mesmo passo, chamada de módulo, transforma a movimentação retilínea em movimentação rotacional, ou vice-versa, para transportar cargas.

O mecanismo de cremalheira e pinhão foi desenvolvido pela primeira vez na China no final do século 16 pelo designer de armas de fogo Zhao Shizhen. A arma de fogo apresentava um mecanismo de disparo usando um sistema de cremalheira e pinhão inspirado em armas longas (mosquetes) que apresentavam um novo mecanismo de disparo giratório. Porém, foi no final do século 19 que este tipo de mecanismo passou a ser utilizado em larga escala, como em ferrovias ajudando a tracionar locomotivas por trilhos de alta inclinação.



O sistema Riggenbach de tração por pinhão e cremalheira


O crédito pela invenção dos primeiros portões deslizantes como conhecemos hoje, são dados aos americanos Dee Horton e Lew Hewitt em 1954, que depois de estudar as dificuldades enfrentadas por pessoas que tentavam usar portões de batente (pivotante) no ventoso estado do Texas nos EUA. Usando um motor de esteira, o primeiro portão deslizante automático foi instalado lá em 1960.

O primeiro automatizador da Rossi, nasceu em 1982, antes mesmo da fundação da empresa, em 1984. Quando o então serralheiro Gilberto Rossi recebe a incumbência do construtor do hotel Academia de Tênis em Brasília-DF, que desejava construir um portão automático, mas não havia ninguém no mercado da capital federal capaz de fazer o serviço. Gilberto diz que não sabia fazer, mas que tinha capacidade de criar. Em um mês, a encomenda daquele primeiro automatizador deslizante Rossi estava pronta e atendeu plenamente a demanda do cliente.


Um dos primeiros automatizadores Rossi


Nos primeiros anos da Industrias Rossi, a empresa dividia o trabalho entre a fabricação de portões, portas e janelas com os automatizadores de portões. A demanda por automatizadores de portões cresceu rapidamente e logo a empresa deixa de atuar como uma serralheria e passa a fabricar somente automatizadores para portões.

Hoje a Rossi fabrica cerca de 1500 automatizadores por dia, dentre equipamentos para portões deslizantes, basculantes, pivotantes, cancelas e monta cargas que são distribuídos para todos os estados do Brasil, América Latina e outros países por todo o mundo. Deste montante, cerca de 80% da demanda é destinada a automatizadores para portões deslizantes.

Para atender esta grande demanda por automatizadores deslizantes, a Rossi desenvolveu uma ampla linha de cremalheiras para atender as mais diversas aplicações, desde portões deslizantes residenciais, condominiais, industriais, e em locais sujeitos a corrosão como regiões litorâneas.

Cremalheira Rossi


Mas antes de conhecer as cremalheiras Rossi, você já se perguntou o que significa os termos M4 (módulo 4), e M6 (módulo 6)? A gente lhe explica logo abaixo:


Módulo 4 e módulo 6 se referem a distância em milímetros (mm) entre os dentes da engrenagem presente no pinhão (engrenagem externa), e na cremalheira. Módulo 4 é a aplicação mais comum, utilizada em sua maioria para automatizadores para uso residencial. Já as cremalheiras em módulo 6 são amplamente utilizadas em automatizadores em aplicações condominiais e industriais e tem como característica cremalheiras com uma construção mais robusta para suportar um fluxo e peso maior.

Outro fator importante para conhecer as cremalheiras Rossi, é a espessura da chapa. Onde teremos bitolas de 13, 14, 16 e 18. Comercialmente, as chapas finas de aço carbono, inox e galvanizado seguem um padrão de bitolas chamado MSG (“Manufacturer's Standard Gauge”), e é geralmente utilizado na especificação de espessuras e estimativa de massas (peso/m²). Na prática, quanto menor for a bitola, maior será a sua espessura.

Agora sim, vamos conhecer os modelos de cremalheiras que a Rossi disponibiliza?


LINHA LEVE M4

Fabricada em chapa de aço galvanizada com bitola 18 (1,25mm) e gomos em nylon industrial de alta resistência.

Esta cremalheira é indicada para portões deslizantes residenciais leves construídos em ferro com peso médio de 400 quilos.

Disponibilizada nos tamanhos de 0,5 ou 1m.





ALUMÍNIO M4

Fabricada em chapa de alumínio com bitola 16 (1,25mm) e gomos em nylon industrial de alta resistência.

Esta cremalheira é indicada para portões deslizantes construídos em alumínio ou sujeitos a corrosão, com peso médio de 400 quilos.

Disponibilizada no tamanho de 1m.




LINHA PRATA M4

Fabricada em chapa de aço galvanizada com bitola 14 (1,95mm) e gomos em nylon industrial de alta resistência.

Esta cremalheira é indicada para portões deslizantes residenciais construídos em ferro ou madeira com peso médio de 600 quilos.

Disponibilizada nos tamanhos de 0,5 ou 1m.




LINHA OURO M4

Fabricada em chapa de aço galvanizada com bitola 14 (1,95mm) e gomos compostos por nylon industrial e fibra de vidro de alta resistência.

Esta cremalheira é indicada para portões deslizantes semi-industriais/condominiais construídos em ferro ou madeira com peso médio de 900 quilos.

Disponibilizada nos tamanhos de 0,5 ou 1m.




INDUSTRIAL PRATA M6

Fabricada em chapa de aço galvanizada com bitola 13 (2,30mm) e gomos em nylon industrial de alta resistência.

Esta cremalheira é indicada para portões deslizantes condominiais ou industriais construídos em ferro ou madeira com peso médio de 1200 quilos.

Disponibilizada no tamanho de 1,5m.




INDUSTRIAL OURO M6

Fabricada em chapa de aço galvanizada com bitola 13 (2,30mm) e gomos compostos por nylon industrial e fibra de vidro de alta resistência.

Esta cremalheira é indicada para portões deslizantes condominiais/industriais construídos em ferro ou madeira com peso médio de 1600 quilos.

Disponibilizada no tamanho de 1,5m.




INDUSTRIAL EM AÇO M6

Fabricada inteiramente em aço galvanizado de alta resistência. Esta cremalheira é indicada para portões industriais pesados construídos em ferro ou madeira com peso médio de até 3000 quilos.

Disponibilizada no tamanho de 1m.




GOMO EM ALUMÍNIO

O gomo ou ainda conhecido como tablete em alumínio Rossi, é indicado para aplicações onde os movimentos de abertura ou fechamento do portão podem vir a quebrar os gomos da cremalheira em suas extremidades. Ele proporciona uma resistência maior e é compatível com os gomos em nylon.

Disponível em módulo 4 ou 6.




DICAS E CUIDADOS COM AS CREMALHEIRAS ROSSI

Fixe bem a cremalheira Rossi utilizando solda, parafuso auto brocante ou rebite. Sempre observando exigência da folga de 2mm entre a cremalheira e o pinhão (engrenagem externa).

Não se faz necessário o uso de lubrificantes com graxa o óleo na cremalheira. Ela deve trabalhar a seco.

 Verificar periodicamente possíveis folgas nos parafusos que predem o gomo a chapa.

Em caso de troca de gomos avariados, sempre substituir por gomos do mesmo fabricante.

Reforçando: sempre utilize a cremalheira de acordo com o material de portão e a localidade, ou seja, para portões em alumínio ou em locais sujeitos a corrosão, utilize a cremalheira com chapa de alumínio. Para portões construídos em ferro, utilize a cremalheira com chapa de aço.


Fontes: 
https://blog.kalatec.com.br/cremalheira/
https://en.wikipedia.org/wiki/Rack_and_pinion
http://planetaferrovia.blogspot.com/2014/08/sistema-de-cremalheira.html
https://www.automaticaccess.co.uk/blog/the-history-of-automatic-doors/
https://thepartner.com.br/tabela-de-chapas-galvanizadas/
Livro: Rossi – Razão e Emoção, Cesar Fonseca, 2009.


GPTW