Selecione a categoria e tire suas dúvidas.
O alcance do controle remoto pode variar em função das condições do local (obstáculos e interferências), mas fica, em média, numa residência por volta dos 20 metros. Em campo aberto, na melhor condição (transmissor direcionado diretamente para o receptor sem obstáculo) podemos conseguir até 80 metros.
A seguir os principais cuidados e precauções: 1-) Acionar o sistema somente quando o movimento do portão for visível. 2-) Manter-se fora do raio de ação da folha do portão, se este estiver em movimento. 3-) Não permitir a presença de crianças ou animais próximos ao portão. 4-)Não permitir que crianças ou pessoas não capacitadas usem os transmissores. 5-) Quando utilizar o transmissor dentro do veículo, evite deixá-lo em local sujeito a incidência direta do sol. Procure deixá-lo na parte inferior do painel, preferivelmente. 6-) Evite colocar o transmissor dentro do bolso de calça ou camisa, bem como em locais onde suas teclas possam ser acionadas involuntariamente. 7-) Dotar a instalação de dispositivos auxiliares de segurança, de acordo com as condições e exigências inerentes ao local, tais como: fotocélulas, lâmpadas ou sinalizadores sonoros de funcionamento, placas de aviso.
Não. Como exemplo, podemos considerar um portão deslizante de 4 metros de comprimento, que utilize um automatizador equipado de um motor de 1/4 Hp, numa residência que tem 30 ciclos de abertura/fechamento ao dia. Neste caso o consumo mensal de energia do sistema será de 5 Kwh.
Devem ser verificadas as condições gerais de funcionamento do portão. Um portão, para ser automatizado deve estar em perfeito estado de funcionamento. Um teste prático de funcionamento consiste em abrir e fechar o portão manualmente e verificar: 1-) Se o portão tem funcionamento homogêneo, ou seja, requer a mesma intensidade de esforço em todo o seu curso. 2-) Se o portão está leve, ou seja, uma pessoa deve abrir e fechar o portão sem grande esforço físico. 3-) Se o portão tem bom equilíbrio, ou seja, mantendo o portão na metade de seu curso, este deverá permanecer imóvel. Isso vale para portões basculantes, pivotantes e deslizantes. 4-) Se o portão não satisfizer uma destas condições, deverão ser tomadas as devidas providências para correção, antes de instalar o sistema de automatização.
Fotocélula é um acessório utilizado para evitar a ocorrência de colisões entre qualquer corpo e o portão automático durante o fechamento. O funcionamento: A Fotocélula é composta por duas partes, o Transmissor e o Receptor, que ficam direcionados um ao outro de maneira que, se um objeto (veículo ou pessoa) cruzar a linha de ação entre estes, o sistema irá enviar um sinal para a Central de Comando do automatizador e este irá parar o portão, se este estiver em movimento de fechamento, e imediatamente passa para o movimento de abertura, evitando a colisão.